Sebenta do Superior
quarta-feira, junho 23, 2004
 
Estudantes de Coimbra invadem a reitoria

A invasão da reitoria pelos estudantes da Universidade de Coimbra, para impedir contagem dos votos por correspondência, iniciativa do reitor Seabra Santos. A notícia na edição de hoje do jornal "Público".

«Estudantes da UC Invadiram Reitoria para Impedir Contagem dos Votos
Por ANA LUÍSA BARROSO
Quarta-feira, 23 de Junho de 2004

Cerca de três dezenas de estudantes da Universidade de Coimbra (UC) invadiram ontem a Sala das Congregações da Reitoria, com o intuito de impedir o escrutínio dos votos por correspondência relativos à proposta do valor das propinas para o próximo ano lectivo, apresentada pela reitoria. No entanto, a acção não impediu o escrutínio, entretanto transferido para outro local que não foi revelado aos alunos.

Os senadores que participaram nesta votação aprovaram a fixação do valor máximo legal. A decisão só será, contudo, válida depois de o Tribunal Administrativo (TA) se pronunciar quanto à legalidade da votação, uma vez que a Associação Académica de Coimbra (AAC) intentou uma providência cautelar com vista ao impedimento do voto por correspondência, o que foi acolhido pelo TA, que determinou a suspensão provisória da votação.

Ainda assim, a reitoria decidiu proceder à contagem dos votos recebidos que, mesmo não sendo da totalidade dos membros senadores, correspondem, de acordo com uma nota da UC, a um número "superior ao quorum do Senado", 37 ao todo. Destes, 35 foram a favor da proposta e dois considerados nulos.

Caso o TA se pronuncie favoravelmente à votação por correspondência, a aprovação do valor das propinas é imediatamente considerada válida. Caso o acto seja considerado inválido, a "reitoria respeitará, obviamente, as decisões do Tribunal", lê-se na mesma nota.

E foi precisamente a decisão do reitor, Seabra Santos, de proceder à contagem dos votos mesmo com a votaçãosuspensa pelo TA, que levou os estudantes a invadirem, perto das 10h00, a Sala das Congregações, onde foi colocada uma faixa onde se lia "Reitoria fora da Lei".

"Foi feito um escrutínio no qual podem estar a faltar os votos daqueles que não participaram por terem acatado a decisão" do TA, alertava, ao início da tarde, o presidente da AAC, Miguel Duarte, explicando que a ocupação daquela sala da reitoria serviu para os estudantes "marcarem uma posição" e exigirem o cumprimento do despacho do tribunal, que, "embora seja temporário, existe".

"Estamos quase a ser os polícias do tribunal", lamentava Miguel Duarte.

Por seu lado, a reitoria da UC, que defendeu, mais uma vez, a "coesão universitária e a gestão democrática e participada", considerou que os estudantes utilizaram métodos "ilegítimos, ilegais e anti-democráticos". Os estudantes só abandonaram a reitoria cerca das 19h30, hora a que acabou uma reunião de mais de uma hora entre estes e Seabra Santos.»
Comments:
UMA VERGONHA!!!!!!!!
 
Enviar um comentário

<< Home